domingo, 26 de abril de 2015

Q03) Em poucas linhas, comente a frase: "As escolhas do presente determinam nosso futuro".

O nosso futuro está intimamente ligado com nossas escolhas do passado e do presente. As decisões tomadas no presente terão seus resultados no futuro, próximo ou não tão próximo. É o mesmo que dizem por aí, que você "semeia para colher os frutos" no tempo certo.

No momento (presente), eu escolhi estudar, terminar a faculdade. Enquanto isso acontece, tenho várias escolhas a fazer: estudar para as provas, frequentar as aulas, não estudar, não frequentar as aulas, entre outras. Se eu escolho estudar para as provas, provavelmente terei bons resultados no final do ano letivo e assim, provavelmente vou conseguir passar em todas as matérias e então, vou conseguir terminar a faculdade. Por outro lado, se eu escolho não estudar para as provas, não frequentar as aulas, pode ser que eu não consiga alcançar meu objetivo esse ano (terminar a faculdade).

No futuro próximo, provavelmente (eu espero mesmo que sim!) eu vou colher os frutos da escolha "fazer faculdade", que pode ser, por exemplo, conseguir um bom emprego.

Caso eu não tivesse escolhido esse caminho, muito provavelmente não estaria fazendo estágio numa grande empresa (como atualmente estou fazendo), pois o pré-requisito de um contrato de estágio é estar cursando a graduação. E então, uma série de coisas mudariam, eu não conheceria algumas pessoas que conheci na faculdade, outras que conheci nesse meu trabalho, enfim...

Associo essa frase diretamente com a Teoria do Caos, que diz que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

Q02) Vale a pena adotar o OBM (Open Book Managment) e compartilhar com os funcionários as finanças do negócio?

Acredito que sim, mas sua eficácia depende da situação da organização. Vai funcionar bem em empresas em que todos os funcionários, independente da hierarquia, tenham grande participação ou se sentam realmente importantes para os resultados da organização. O sucesso de uma organização depende totalmente das pessoas. O OBM dá bons resultados em organizações em que essa noção fica muito clara aos funcionários.

Sobretudo, o OBM é uma nova forma de pensar. Implica que os empregados se sintam e se revejam como parceiros no negócio, co-responsáveis pelo sucesso da empresa. Mas, por outro lado, se pegarmos por exemplo uma organização que tem muita desconfiança entre gestão e funcionários, em que os funcionários são pouco valorizados ou tem pouca participação em ações do "business", onde os conflitos são constantes, o OBM não funcionaria.

Além disso, o OBM constrói um mecanismo de aprendizagem dentro da organização, onde todas as pessoas a qualquer nível da hierarquia aprendem o que é o negócio e como melhorar os resultados. De certa forma isso também dá poder às pessoas, portanto o OBM promove também uma real distribuição do poder.

Q01) Aponte 3 motivos pelos quais os analistas simbólicos podem mudar o status quo.

Acredito que dentro de cada um de nós (analistas simbólicos) existe um desejo de mudança. No entanto, alguns fazem a mudança e outros não, porém essa capacidade está ao alcance de todos pelos motivos:

1- Estamos sempre analisando, identificando e buscando soluções para os problemas reais rapidamente. Se usarmos a criatividade e rapidez na análise de situações, podemos enxergar problemas antigos e até mesmo problemas futuros

2- Apontamos soluções eficazes para os problemas colocando em prática nosso conhecimento, tudo que foi aprendido com o passar do tempo.

3- Tomamos decisões com qualidade se colocarmos em prática os itens anteriores focados em nossa meta, nosso objetivo principal.