domingo, 26 de abril de 2015

Q02) Vale a pena adotar o OBM (Open Book Managment) e compartilhar com os funcionários as finanças do negócio?

Acredito que sim, mas sua eficácia depende da situação da organização. Vai funcionar bem em empresas em que todos os funcionários, independente da hierarquia, tenham grande participação ou se sentam realmente importantes para os resultados da organização. O sucesso de uma organização depende totalmente das pessoas. O OBM dá bons resultados em organizações em que essa noção fica muito clara aos funcionários.

Sobretudo, o OBM é uma nova forma de pensar. Implica que os empregados se sintam e se revejam como parceiros no negócio, co-responsáveis pelo sucesso da empresa. Mas, por outro lado, se pegarmos por exemplo uma organização que tem muita desconfiança entre gestão e funcionários, em que os funcionários são pouco valorizados ou tem pouca participação em ações do "business", onde os conflitos são constantes, o OBM não funcionaria.

Além disso, o OBM constrói um mecanismo de aprendizagem dentro da organização, onde todas as pessoas a qualquer nível da hierarquia aprendem o que é o negócio e como melhorar os resultados. De certa forma isso também dá poder às pessoas, portanto o OBM promove também uma real distribuição do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário