terça-feira, 16 de junho de 2015

Resultado do "Teste de Personalidade"


PERSONALIDADE INFJ: “ADVOGADO”


O tipo de personalidade INFJ é muito raro, formando menos de 1% da população, mas mesmo assim deixam sua marca no mundo. Sendo Diplomatas (NF), eles nascem com um senso de idealismo e moralidade, mas o que os diferencia é o traço acompanhante de Julgador (J) – os INFJs não são sonhadores ociosos, mas pessoas capazes de tomar passos concretos para realizar seus objetivos e deixar um impacto positivo.

Os INFJs tendem a ter como propósito de vida ajudar ao próximo, mas enquanto pessoas com esse tipo de personalidade podem ser vistas participando de esforços de recuperação e fazendo caridade, a sua paixão verdadeira é chegar ao ponto principal do problema, para que as pessoas não precisem ser resgatas.


ME AJUDE A TE AJUDAR


Os INFJs realmente compartilham uma combinação única de características: apesar de terem uma fala mansa, possuem opiniões fortes e lutarão até o fim pelo que acreditam ser o certo. Eles são decididos e fortes, mas raramente usarão essa energia para ganho pessoal – os INFJs agem com criatividade, imaginação, convicção e sensibilidade, não para criar vantagem, e sim para criar equilíbrio. O igualitarismo e o carma são ideias muito atraentes para os INFJs, e eles tendem a acreditar que nada irá ajudar tanto o mundo como o amor e a compaixão, para amolecer o coração dos tiranos.

“Todo homem deve decidir se ele irá seguir o caminho da criatividade altruísta ou a escuridão do egoísmo destrutivo.” 
(Martin Luther King)
Os INFJs tem facilidade para formar conexões com os outros, e possuem um talento para uma linguagem aconchegante e sensível, falando de forma humanizada, ao invés de lógica pura e fatos. Faz sentido que seus amigos e colegas pensarão neles como um tipo bem Extrovertido, mas devem lembrar que os INFJs precisam de algum tempo sozinhos para relaxar e recarregar as baterias, e não ficar muito preocupado quando eles se retirarem por um tempo. Os INFJs cuidam bastante dos sentimentos dos outros, e esperam que o favor seja retribuído – ás vezes isso significa dar a eles o espaço que precisam por alguns dias.

VIVA PARA LUTAR MAIS UM DIA


De fato, é muito importante que os INFJs se lembrem de cuidar de si mesmos. A paixão por suas convicções é perfeitamente capaz de fazer com que passem do ponto, e se seu entusiasmo ficar for a de controle podem acabar exaustos, estressados e doentes. Isso se torna ainda mais aparente quando os INFJs estão contra o conflito e criticismo – a sua sensibilidade força eles a fazerem tudo que for possível para evitar ataques pessoais, mas, quando não é possível, podem se defender e lutar de forma irracional.

Para os INFJs, o mundo é um lugar cheio de desigualdades – mas isso pode mudar. Nenhum outro tipo de personalidade é melhor para resolver algo que está errado, não importa o quão grande seja. Os INFJs só precisam se lembrar de que, enquanto estão ocupados cuidando do mundo, precisam cuidar também de si mesmos.

INFJs Famosos:

Martin Luther King 
Nelson Mandela 
Madre Teresa 
Nicole Kidman 
Jimmy Carter 
Mel Gibson 
Goethe
“James Wilson” de Dr. House



"The Eye of Competence" do IPMA Competence Baseline - ICB


A International Project Management Association (IPMA), no Brasil conhecida como Associação Internacional de Gestão de Projetos, é uma organização sem fins lucrativos com foco na capacitação profissional na área de gerenciamento de projetos. 

A abordagem da IPMA para gerenciamento de projetos é dividido em 46 elementos de competência. A competência é definida como uma coleção de conhecimentos, atitude pessoal, habilidades e experiência relevante necessária para o sucesso em uma determinada função. 

O “Olho da Competência”, conforme IPMA Brasil 2012, representa a integração de todos os elementos da gestão de projetos. Representa visão e clareza na integração dos três domínios de competência vistos pelos olhos dos gerentes de projetos:

  • 20 elementos de competências técnicas e relacionadas com as técnicas utilizadas pelos profissionais de projetos; 
  • 15 elementos de competências comportamentais referentes aos relacionamentos entre indivíduos e grupos atuando na gestão de projetos, programas e portfólios; 
  • 11 elementos de competências contextuais relacionados com a interação do projeto com o contexto da organização permanente e do ambiente em que está inserido. 





Elementos de Competência Técnica


São aqueles descritos como necessários para iniciar, gerenciar a execução e para encerrar um projeto:
  1. Sucesso no Gerenciamento de Projetos 
  2. Partes Interessadas 
  3. Requisitos do Projeto e Objetivos 
  4. Riscos e Oportunidades 
  5. Qualidade 
  6. Organização do Projeto 
  7. Trabalho em Equipe 
  8. Resolução de Problemas 
  9. Estruturas do Projeto 
  10. Escopo e Produtos 
  11. Tempo e Fases do Projeto 
  12. Recursos 
  13. Custos e Finanças 
  14. Aquisições e Contratos 
  15. Mudanças 
  16. Controle e Relatórios 
  17. Informação e Documentação 
  18. Comunicação 
  19. Iniciação 
  20. Encerramento 

Elementos de Competência Comportamental


Descrevem o comportamento e incluem elementos de atitude pessoal que são relevantes para o gerenciamento de projetos e que podem ser aplicados ao gerente, aos membros da equipe, às partes interessadas e ao modo como interagem no contexto do projeto:
  1. Liderança 
  2. Comprometimento e Motivação 
  3. Auto­-controle 
  4. Argumentação 
  5. Relaxamento 
  6. Abertura 
  7. Criatividade 
  8. Orientação a Resultados 
  9. Eficiência 
  10. Conselho 
  11. Negociação 
  12. Resolução de Conflitos e Crises 
  13. Confiabilidade 
  14. Apreciação de Valores 
  15. Ética 

Elementos de Competência Contextual


Descrevem os conceitos do projeto, programa e portfólio e a ligação entre estes conceitos e a organização ou organizações que estão envolvidas no projeto.
  1. Orientação ao Projeto 
  2. Orientação ao Programa 
  3. Orientação ao Portfólio 
  4. Orientação ao Portfólio 
  5. Implementação do Projeto, Programa e Portfólio 
  6. Organização Permanente 
  7. Negócios 
  8. Sistemas, Produtos e Tecnologia 
  9. Gerenciamento de Pessoal 
  10. Saúde, Segurança, Proteção e Meio­ Ambiente 
  11. Finanças 
  12. Legislação





Fontes: 


"International Project Management Association e IPMA Competence Baseline - ICB" - Artigos de Administração e Gestão - Portal Educação: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/43777/international-project-management-association-e-ipma-competence-baseline-icb

"O ICBv3 da IPMA como Instrumento para a Auto­-avaliação de Competências do Gerente de Projetos": http://www.mundopm.com.br/eventos/ipemac/ppt/wille10.pdf